domingo, 18 de maio de 2014

Do Caderno ao Notebook



É cada vez mais comum ver crianças que não sabem falar ainda manuseando com seus dedinhos a tela de celulares e tablets. Elas já dominam a tecnologia de uma forma muito natural e isso não podemos negar. A tecnologia é uma realidade e seu progresso é inevitável, mas quais os prós e os contras desses recursos e o impacto na educação? Qual a melhor forma dos professores utilizarem esses instrumentos em sala de aula? Os professores não devem se fechar para o uso dessas mídias e precisam estar preparados para utilizarem essa tecnologia a seu favor.

O mundo virtual é representado por um mundo lúdico, deve haver um equilíbrio para que não haja buraco, um precipício entre o que se deve e o que não se deve fazer, no mundo virtual pode-se tudo a criança principalmente, ainda não tem discernimento para diferenciar o real e o virtual, a palavra chave a ser usada é o equilíbrio, coerência, é saber atribuir a essa tecnologia um papel na vida da criança de modo a agregar a busca do interesse ao conhecimento, que não é simplesmente uma onda estar conectado, mas inserir essa criança no mundo digital de forma produtiva, colaborativa e não alienada como temos vistos.

Professores instruídos que saibam guiar seus alunos tem muito a ganhar, navegar pela rede torna a busca pelo conhecimento mais ágil e mais interessante talvez o melhor não seja dizer do caderno ao notebook mas sim a parceria entre os dois, recursos que podem levar o aluno a um mundo mágico e a uma nova percepção pela busca do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário