domingo, 18 de maio de 2014

Questões a Serem Respondidas...



Perguntamos a professora Ana Silvia Moço Aparício do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul sua opinião sobre a inserção tão precoce das crianças às diversas mídias disponíveis e os efeitos no seu processo de aprendizagem.


1. Na sua opinião esse grande acesso das crianças a essa tecnologias cada vez mais cedo pode prejudicar aqueles menores que ainda não estão alfabetizados, esse contato pode prejudicar o aprendizado escolar? De que forma?

Acredito que o acesso das crianças cada vez mais cedo às tecnologias não prejudica os que ainda não estão alfabetizados, desde que elas possam se apropriar de forma significativa das novas tecnologias e linguagens, e mais, em uma perspectiva inclusiva, de luta contra a desigualdade. Há também uma outra questão em jogo que é o conceito de alfabetização na sociedade atual: em que medida o sujeito estará alfabetizado se não for capaz de ler, interpretar e produzir outras representações através de diversas linguagens e mídias. Nesse sentido, estar alfabetizado atualmente significa muito mais do que a capacidade de ler e escrever.


2. Implantar nas escolas o uso de computadores e tablets não seria uma forma de motivar os alunos na busca do conhecimento? Um comentário sobre como deveria ser essa implantação.

Sim, o uso de computadores e tablets é uma forma de motivar os alunos na busca do conhecimento. Porém, precisamos estar atentos ao que significa o que chamamos de "uso". O fato de a escola propiciar aos alunos o uso do computador e tablets não significa que está possibilitando a comunicação e produção de cultura de modo reflexivo. Em outras palavras, não basta assegurar o acesso às mídias e tecnologias, é preciso pensar que as crianças têm de interagir de forma com os objetos tecnológicos e digitais, que são mediadores de cultura como: a televisão, o cinema, a internet, entre outras linguagens e mídias. Isso implica problematizar e refletir sobre o papel das mídias e tecnologias e não apenas como forma de consumo.


Agradecemos sua colaboração em nosso blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário